sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Seis anos!!!

Eu aprendi que o silencio diz mais do que muitos discursos filosóficos.
Que chorar nem sempre é por dor,e que sorrir nem sempre é por amor.
A dar sem se lembrar e a lembrar sem desejar.
O medo da sua ausência é tanto que corroe minha alma, ainda assim fico feliz quando estamos longes, por que nesse espaço sem a tua companhia eu sinto na minha pele nos meus ossos a dor da falta do teu toque.
Quando menina eu imaginava um amor, uma aliança ,um vestido longo branco todo rendado, de borda bordada, imaginava um vel, uma casa, um almoço de domingo, as ferias de fim de ano, as conversas no escuro da noite, as carícias entre dois amantes,um sabado de sol com gargalhadas e um cochilo a tarde.
E mesmo na minha mais fértil e perfeita imaginação eu sequer cheguei perto de tudo o que voce me trouxe de todo o amor que me deu e da vida que me proporciona a cada dia.
Me entregando eu me tornei mais livre do que sempre fui.
Lhe amando eu me tornei melhor do que poderia imaginar.
A cada dia vivo com mais intensidade a frase que diz:" Te amo nao somente pelo que vc è para mim mas pelo o que eu sou quando estou com vc"

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sem voce ...

Tem dias que o sol ilumina mas não esquenta.
A chuva molha mas nao refresca.
Da vontade de correr,mesmo sem ter forças para se levantar.
O coração acelerado parece quase não querer parar.
E toda a dor do mundo parece pequena a palpável.

Sua presença foi tão importante e me fez tão feliz.
Tanto quanto sua ausência doi, e me faz chorar.
Por que algumas pessoas insistem em dizer que o tempo cura todas as feridas.
Ele pode ate ter esse poder, mas nunca sera capaz de ocupar um espaço vazio.


Oh God !!!!
Tem dias que as melhores recordações não conseguem deter as lágrimas que insistem em cair.
Se transformam em um rio de dor de saudade, incontrolável.
O ar falta, e o desespero corroe a alma.
Eu entendi que voce deveria partir,o que não significa que eu soubesse o quanto iria doer.


Existem tantas coisa que eu gostaria de lhe contar, e tantas outras lhe mostrar.
Sei como reagiria, e os conselhos que me daria, o quanto seria orgulhosa.
Ah como eu queria mais um dia com vc...


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Se é assim que seja.

Sem me apresentar.
Eu decide vou cantar e vou dançar.
E resolvi ,ja que cheguei eu vou ficar.
Sem pressa sem medo, e sem sequer me explicar.

O que estava acontecendo, ja acabou.
O que ainda vira ainda nem começou.
Se o que estas vivendo lhe faz sorrir
Quem sou eu para lhe impedir.

Vou encostando minhas malas.
Assim sem fazer barulho.
Devagar, e sem voce notar eu vou entrar.
E quando me ver...

...ah ira sorrir, e me fara ver todas suas fotos e poses.
Haverá dias nublados em que talvez queira restar so.
Mas nunca se preocupe comigo.
Sei quando abraçar.
Porem sei quando me afastar.

E quando o sol voltar.
Serei sua primeira visão ao amanhacer.
Depois de tantas indas e vindas.
Talvez voce perceba que eu nunca fui ou voltei com alguém.
Que na verdade sempre estive dentro de voce.

Ninguem me possui ao ponto de lhe completar.
Ou sequer pode me empacotar e lhe presentear.
Existem dias mais quentes e mais frios nos coraçoes alheios.
Mas isso voce precisa entender.
Eu nasci com voce, sou seu e cabe a voce me administrar.
Saiba que sempre estarei pronto a caminhar, sorrir ,cantar e dançar.

Feche seus olhos, e sinta meu perfume.
Tente ouvir no silencio da sua aparente solidão.
E veras que sempre estive ali, a cantar cançoes de ninar.
Porem minha voz é suave dificilmente voce a escutara em meio a confusões.
Nunca nunca eu gritaria com voce.
Lhe mostro a estrada certa, e embora voce escolha a outra eu lhe acompanharei.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Caminhando.

Estou crescendo e a cada dia é um novo passo que dou dentro do Hospital, dentro de uma vida assim toda rosa.

Outro dia entramos na pediatria e depois de meia hora ja brincando eu me dei conta de um pequeno e merissimo detalhe havia esquecido meu nariz vermelho, comecei a rir e rir quando um dos meus companheiros de turno me questionou eu apenas coloquei o indicador no nariz e continuei rindo e ele sem entender nada disse sou palhaço nao mago nao tem como adivinhar pq vc ri, ah ai que eu ria mais mesmo, quando consegui me controlar ate a outra clown ja estava prada na minha frente os dois tentando decifrar o misterio " Fiorella com crise de riso em plena pediatria".

Me recompus e lhes disse calmamente antes de cair no riso novamente: - Meu nariz, estou sem o nariz .

Ok pode nao parecer assim tao engraçado, mas vestir-se de Fiorella me deicha fora de tudo que ocorre dentro do hospital è como uma bolha invisível mas protetora.

Se eu entrasse ali assim euzinha ui ui ficaria doida, quero carregar tudo nas costas, e absorvo a dor alheia, no fim nao seria util a nada e ainda sairia de la mal.

Mas quando entra em ação Fiorella a coisa muda, sou rosa eu posso rir mesmo diante de uma criança que esta deitada em uma maca tomando medicação por tubos, eu posso fazer bolhas de sabão cantando e dançando com meu vestido cheio de flores girando dentro de um quarto frio onde voa uma tensão mista de tristeza e preocupação dos pais de um bebe que recebe cuidados medicos.

Existe esse limite, ao qual Fiorella sempre foi forte, eu sou feita de emçoes e não seria eu se não as fizessem vir a tona assim como sou de um equilibrio invejavel kkkkkk quem escuta acredita mas quem conhece sabe que a realidade è bem outra se apertar eu choro mesmo, e de soluços viu, pode ser cena de filme pode ser uma frase, ou mesmo uma lembrança eu abro o o bocão, ainda assim sou categórica em dizer não choro assim do nada.

Certas experiências nos são dadas como presentes algumas devemos saborear sozinhos, degustando e absorvendo o maximo possivel e algumas no momento certo è como uma bola tirada fora em uma roda de amigos acaba gerando momentos prazerosos.

Levando em considerção a segunda ideia resolvi hoje por um motivo ate triste a perda de um joven, filho de uma amiga, dividir uma experiencia vivida em um turno na casa de repouso conhecida no brasil como "Asilo" fiz um turno muito especial.

Geralmente casa de repouso è bem mais descontraido que hospital nao temos a preocupação
com o barulho e tal ali fazemos uma bela confusão com musica canto è uma folia, porem ali tb entramos com todo o respeito nos quartos e quando tem os idosos acamados nos aproximamos com toda atenção e delicadeza para portarmos um pouco de carinho e companhia, quando ainda estava conhecendo estava ainda engatinhando com a Fiorella entrei em um quarto acompanhada de uma clown muito muito especial para mim MIMI um exemplo de doçura, sua voz è doce e ate o seu caminhar è calmo, entramos naquele quarto juntas,sabe nem sempre os turnos sao pura risada nos sabemos que por traz dos nossos narizes vermelhos escondemos sentimentos que sequer ousamos sentir.

Mimi se aproximou de uma maca, abaixou seus olhos e como uma pluma leve no ar eu vi sua mão caminhando em direção a um rosto imóvel e sem expressao, começou a acariciar uma pele macia e marcada pelo tempo com rugas que desenhavam uma vida.

Varias vezes me questionei o que faziamos dentro do hospital ou casa de repouso em certas situçoes, as vezes me parecia que se nao estivessemos ali seria melhor digo para o paciente.

Observei enquanto conversava com uma outra paciente que Mimi estava ali com os olhos fixos aqueles olhos que sequer pareciam que a olhavam, ela sorria e acariciava e quem a visse seria capaz de dizer que estavam tendo uma bela conversa.

Me aproximei quando tb se aproximou a enfermeira,que nos contou que a senhora estava assim a dois dias, com os olhos fixos no teto .

quando me aproximei ela me seguiu com os olhos, Mimi me olhou subito e me disse vc viu isso ela esta te olhando, parei olhei nos olhos dela e ela estava olhando nos meus,pude ver os olhos que um dia eu ja tinha visto, e doeu meu pai como doeu,como um extinto natural lhe pedi licença e lhe acariciei a testa, passando os dedos por seus cabelos a cada movimento com minha cabeça ela me acompanhava com os olhos,mas estar ali doia e muito mais do qialqier um ali dentro pudesse ver ou imaginar, me tocou uma ferida que sempre estara aberta em meu coraçao, lhe dei um beijo em sua testa e ela fechou os olhos como se aceitasse meu beijo, depois voltou a me fixar, comecei a acariciar sua mao, quando ela entreaçou os seus dedos com os meus , segurando minha mao com toda a força que tinha ,fiquei ali por uns 30 mits em pé, o turno seguiu e eu decidi ficar, a dor tb me trazia um pedacinho bom quase que um olhar pela janela.

Esta senhora faleceu pouco depois que saimos da casa de repouso, e acreditem eu nao fiz nada por ela e sim o contrario, ela viu em mim a Fiorella, que resistiu estar ali firme sorrindo enquanto eu sai de la reconstruindo meus caquinhos, e os colando com rios de lagrimas.

E sabem o que meu responsavel de turno disse qd eu lhe disse mas vcs nao notaram que eu estava sem o nariz vermelho.

"Voce é tao Fiorella que nem da pra perceber".


Não é um nariz vermelho que faz a Fiorella existir, assim como não é uma característica sua que a faz importante e sim um todo.

Saber sorrir com a alma a quem esta chorando, acariciar com as mãos o sofrimento alheio isso faz parte de ser Doutor Clown.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fiorella.


As cores sempre estiveram ao meu redor, foram sempre um ponto de partida amava colorir desenhos e sempre vi minha vida em uma linha esticada com cada pedacinho preenchido por uma cor, a cada um dos que amava eu sempre os vi de uma cor mamãe sempre foi vermelho papai sempre foi amarelo e o dé meu bom e sempre dé ele sempre foi azul.
Tinha a vovo cor laranja a e a Preta que mesmo chamando preta como cor era roxo, e uma lista enormes de cores e pessoas ao meu redor, mas o post ficaria gigantesco.
Diante de todas essas cores eu so poderia me considerar um arco-iris, e assim foi por muito tempo aprendi a absorver de cada um um pouquinho de cor personalidade caracter imitando ações seguindo conselhos e bom as vezes fazendo exatamente o contrario enfim todos me formaram.
Mas ser arco-iris tem eu preço nem todos sabem ou são capazes de entender que um arco-iris é capaz de carregar tantas cores e ainda mais difícil ficar bem com todas elas.
Vivemos em um mundo onde existem regras sociais a serem seguidas padrões que sequer podem ser argumentados.
Mas e como existem sempre os "mas" e abençoados sejam. Mas eu sempre fui fora de um padrão convencional, cometi erros dos quais não me arrependo pq me ensinaram porem espero não os cometer outras vezes, disse coisas e pensei outras tantas das quais essas sim não me arrependo mas me envergonho.
Ah mas o tempo vai passando e a cada dia as cores vao se perdendo diante das responsabilidades, diante de situçoes que nos fazem questionar nossos princípios repensar nossos ideais.
Sempre existiu uma parte em mim que mesmo o tempo e as amargas experiências que passei jamais poderiam tirar de mim, eu nasci para fazer o bem, com pequenos gestos com pequenas açoes mas eu nasci para ser o bem.
Segui minha estrada com passos pequenos e ainda estou engatinhando na questão "Voluntariado".
Um passo marcante e sem duvida essencial for por para fora, materializar essa pessoa que existe dentro de mim feita so de bem.
Parecia fácil e deveria ser eu tinha todas as cores e um palhaço sempre tem todas as cores, ah mas a velha historia de nunca ser igual aqui nesta situação me traria um problema, eu não sabia que cor eu era.
Pequenas técnicas agente nunca esquece e uma delas que eu aprendi é como fazer um bom amigo: 1- Tenha muita sorte em o encontrar.
2- mantenha-se calmo para não estragar tudo.
3- Ah se for pra ser sera apenas seja voce mesmo e permita que o outro tb o seja.
Tive que fazer amizade comigo mesma, entender como eu pensava como Clown como eu agia o que gostava e o que me fazia triste.
Não foi um período fácil passou um ano de quando me formei no curso de Dc Clown e o meu personagem ainda estava em faze de construção, na fase de estagio no hospital passei por experiências incríveis que sem duvida foram cores novas que se adicionaram ao meu ser clown.
E um dia sem muito esforço assim como a vida em si tende a ser Fiorella nasceu,Rosa,
tímida muito risonha, carinhosa e muito vaidosa de alma.
Embora meus esforços tenham sido incansáveis Fiorella não é nada do que eu havia pensado, um ser proprio e cheio de cor que sem duvida tem a cor da mamãe do papai do dé um grande enorme e gigantesca cor de "NENE"...
Como eu sou eu rs um e isso é bem logico e tenho todo um mundo que me cerca de pessoas maravilhosas sempre dispostas a me ouvir decide dividir isso com Fiorella dando a Ela a palavra ops a escrita neste blog "la vita travesso le parole" nada mas é que a vida por meio de palavras e que essa seja a vida de Fiorella e que aqui possa ter suas palavras quando for necessario, devo confessar por ela ser rosa leva a vida bem mais leve e a ve de um ponto que eu "non sono in grado"
Espero que gostem da Fiorella o tanto que gostam de mim kkkkkkk pq sei que é alem do infinito e avante kkkkkkkkkkkkkkk


domingo, 26 de setembro de 2010

Uhm e eu te conheço de onde mesmo?

Pensar é bom, faz voce refletir sobre o que fez, sobre o que ainda ira fazer e bom apenas xeretar na vida alheia.
Mas enquanto o pensar se resume em varias palavras girando por sua cabeça, imagens indo e vindo e uma mistura de sentimentos que mais parece batida de fim de festa, ate ai ok, mas morando aqui na Italia, descobri um degrau alem do pensar.
Um degrau onde a aquela ideia pessoal e ate quem sabe absurda toma forma de palavras,e sao despejadas sobre a pessoa mais proxima , sendo ela talvez a propria mentora do conceito apenas elaborado na cabeça deste ser.
Enfim para ser pratica vamos ao exemplo, voce esta sentado no parque numa boa seu filho o mister educado brinca tranquilo, voce ate consegue ouvir o som dos passarinhos cantando ao fundo das gargalhadas inocentes de todos aqueles anjinhos que correm pulam e ops caem, voce lendo ja o fim do artigo onde chegara a conclusao se "Ele" o bunitao da novela das sete esta mesmo traindo a mulher " aquela "atriz linda que definitivamente nao deveria ter cortado o cabelo, vamos combinar olha no que deu", apenas levanta seus olhos, mas tudo conforme a regra caiu levanta sacode a poeira e vai correr de novo.
Meu pai "nao è que Ele traiu mesmo, como pode" no auge da sua indgnaçao e ainda na curiosidade em saber que tinta a tal outra usa, e convenhamos foi uma boa troca" escuta como musica de fundo nao mais os doces gritos e pedidos de socorros dos seres pequenos que correm ao seu redor, mas um estilo flechas vindo em sua direçao entrando em seu ouvido, sem pedir licença, sem uma entrada justa no estilo : Oi, tudo bem.
Meio sem entender, voce vira e vem subito a pergunta ao perceber que o ser ali do lado movimentando a boca e "vomitando " palavras em sua direçao è totalmente desconhecido.
- UHM DA ONDE EU TE CONHEçO MESMO?
Talvez tenha sentido o que a pessoa diz: " onde ja se viu, voce deveria ter ido ver se menino se machucou"
"olha a cara do coitadinho se sentino sozinho"
" Por que no meu tempo..."
Ok vamos esclarecer " tem sangue"? uhm nao
"quebrou o dente" uhm ok um "osso" ah nao, entao seguimos com a pratica caiu levanta e vai brincar de novo, se nao aprender a superar uma queda dessas no parquinho enquanto esta rindo e rodeado de amigos como vai ser quando sua namoradinha lhe olhar no fundo dos olinhos e lhe dizer : - Entao sabe o que é nao da mais, mas olha o problema nao é voce sou eu, alias eu que nao gosto mais de voce.
Ou seu chefe simplismente lhe dizer : Uhm voce ate tem talento, mas nao se enquandra no nosso perfil.
Ali caido no chao ainda vestindo roupas coloridas, usando um relogio do power ranger ele controla toda verdade e a pode ver "CAIU "mas è capaz de perceber que faz parte da brincadeira so cai quem esta correndo, mas so se sente o vento o gosto de vencer por chegar em primeiro quem corre.
Um amigo disse ah isso é um abito italiano, nao podemos generalizar, se nao seria justo dizer que toda brasileira é bunda ou todo paskistanes é terrorista.
O pensar pertence ao homen e Deus seja louvado, muitos pensaram e fizeram o bem a humanidade, Albert Einstein,Mozart,Shakesper e tantos outros.
Mas o deichar isso se materializar assim como se fosse a coisa mais comum e alem como se fosse toda a verdade necessaria a se ouvir, ai é de apelar a amizade ops que neste caso nao existe, eu posso ate pensar pocha nao vou deichar minha melhor amiga sair com esse vestido" num ta favorecendo em nada" e bem sutilmente poderia dizer "nossa pq voce nao poe aquele vermelho ta mais calor hj alem do que vc fica taum sexy com ele posso ate te emprestar aquela bolsa que vc ama que combina".
Existem tres partes:
1- simplismente deichar jorrar o que estou pensando sem sequer pensar o que é bem contraditorio mas real.
2- eu simplismente pensar, rir me cohocar,e guardar tudo em um cantinho obscuro da minha imutavel mente.
3- infelismente essa vemos raramente talvez esteja ate em extinçao, posso pensar o que quero, posso meditar se este é momento e lugar exato onde posso expor o que pensei,rapidamente pesar em uma balança que grau de intimidade tenho com a pessoa que estou prestes a dizer o que penso " a respeito da vida dela", e se isso sera realmente util ha alguma coisa.
Ai ai ai ainda nao vendem o tal desconfiometro mas aqui eihm a demanda seria enormeeeeeeeeeeee !!!!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Modernidades.

"Me pergunto se essa vida moderna não esta tendo mais traços de modernização do que de vida"

Li essa frase em um pijama da "Mafalda" que me fez rir pensar e depois me revoltar.

Bom a frase estava em espanhol e tinha ate mais rima, mas a idéia e a cara que a personagem fazia coçando a cabeça diante de tal pergunta me fez rir, logo depois lembrei-me das dezenas aparelhos que temos ao nosso redor, que facilitam nossa "VIDA".

Foi-se o tempo em bater bolo na mão, segurando a colher de pau e girando girando ate os músculos irem aparecendo, varrer a casa " ta doido" pois tem ate o aspirador eletrônico, basta ligar fechar a porta e esperar ele da uma voltinha limpando tudo e ainda retorna a base quando acabar.

Uhmm aquele cheirinho de cafe, que uma volta chegava a fazer o convite indesejado a vizinha que espreitava pelo quintal,hoje nem precisa mas se preocupar em lavar bule e tudo mais (eihm coador que é isso???) que nada capsulas de contendo o cafe sao entubadas em canos prateados e o liquido preto escorre em poucos segundos, ate tem la seu aroma compacto e acompanha seus apitos modernos para avisar que esta pronto.

Ah o microondas isso sim foi um avanço, mints ali dentro e pronto td esta ao ponto, sem ter que ficar de olho, ainda nao estamos seguros que mau podera nos causar, mas quem trocaria aqueles mints ali em pe esperando por outros no fogão.

Bom eu trocaria por vezes prefiro esquentar na panela mesmo, o tal do robozinho girando pela casa pode ate ser pratico mas me da um pano e um rodo e em 5 mts ta td resolvido.

Nasci as antigas, logico o conforto é sempre bem vindo, mas vejo um geraçao sendo criada um exercito dos que nao so nao sabem como de jeito nenhum querem fazer esforços.

Ah mamae, ela sempre dizia :Ainda que um dia vc nao precise fazer, mais vai aprender.Hoje é ate costume lavar roupa na mao,passo a manha do sabado esfregando e enchaguando, ainda nao caiu o meu braço por isso.
Ah vovo ele sempre dizia : Se tem um adulto falando" Fica Quieto" e nunca em hipoteze alguma passar no meio da conversa.
Bom facil de aplicar na pratica essas ideias que giram pela minha cabeça, de um celular desses assim power, ultra, blasss ,advanced na mao de uma criança em segundos ela ja tirou foto mandou mensagen e bom tuitou kkkkk a ultima do momento sim sim rapidim assim.
Agora se vc levar ela em uma loja e algo que lhe agradar lhe for negado, ui ui ui, caem as estrelas do ceu,vemos cenas em que sempre pensamos uhm se fosse meu kkkkkk logico que o final nao é eu explicaria com calma o real motivo do problema e ainda que ele nao entendesse eu nao mudaria o meu comportamento so para fazer o bixim parar de gritar e todo mundo parar de me olhar, nao a ideia é bem assim, mas dava-lhe um belo "pescotapa"e no fim comprava a porcaria desnecessária sem alguma utilidade e ainda cara que ele tanto quer.

Mas quem quer que o filho fique para tras nesse mundo cada vez mas competitivo e moderno.

Sendo assim começa a corrida, pais frustrados e abitolados em euma vida de consumismo sufocando os filhos com tudo aquilo e mais um pouco do que nao tiveram e muitas vezes esquecem de passar "aquilo" que tiveram amor e bom talvez alguns nem se lembrem mais desta palavra educaçao, sim sim é quando damos nao so umas palmadas mas quando dizemos um nao acompanhado da logica que o segue.

Mas sejamos francos compra logo o tal treco que gira canta pisca e apita, pq como magica os gritos somem.
Ah essa modernidade...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eu nasci para amar.

O difícil é aceitar que aquele que esta ao seu lado também não nasceu para amar.

O amor em teoria tudo suporta tudo espera, tudo compreende, o portador do amor é cheio de alegria e esperança pq essa é a base de um verdadeiro amor, mas veja so que ironia, aquele que o possui è quem vai chorar, e aquele que esta ali so de passeio vai é sorrir.

Fato é :Quem tem asas nasceu para voar; e me diz o que um aviao faz la em cima contrariando as leis da gravidade e carregando em sua enorme barriga seres pequenos destinados somente a caminhar.

Assim nascemos, sendo carregados por braços ainda desconhecidos, pouco a pouco percebemos que nem sempre estamos onde queríamos e começamos a nos mover , da maneira que podemos nos arrastamos, depois engatinhamos ate que percebemos que como todos aqueles seres grandes que nos cercam fazem também podemos fazer, nos levantamos e começamos a caminhar agora sim ca pra nos da pra chegar mais rápido e mais limpinho rs.

Mas assim como enquanto nos arrastávamos não nos conformamos com tal situaçao e procuramos sempre evoluir, a mente do homem não parou.

Para alguns homens caminhar não era o suficiente inventaram os grandes navios, o carro, avião
ah isso sim é se lo comover com estilo velocidade e segurança ( ?) .

Em uma busca sempre infinita de respostas as coisas que ja existem por si so,o homem ainda procura criar e descobrir "coisas" que nos façam viver melhor e viver mais.

Ando me questionando e meditando de todas essas descobertas, admiro do quanto alguns seres
são brilhantes, aprendem varias linguas, descobrem cura de doenças, desafiam lei da gravidade, enfim "BRILHANTES", mas ate onde as descobertas foram para um bem geral, ou seria apenas uma competiação em busca de o "MELHOR" o mais "INTELIGENTE" ok alguns no fim de tudo lucram afinal hoje usamos o avião pra chegar rapidinho a quem tanto amamos que mora longe, porem o mesmo que nos carrega cheios de amor e saudade tb carregam bombas que destroem tantas vidas,carregam alimentos ha uma população distante que morreria sem tal ajuda, carregam armamentos pesados para uma guerra sem limites...

Criado pelo homem, usado pelo homem, santo Deus existe um limite, e onde tal estaria?




terça-feira, 29 de junho de 2010

Noite.

Estava começando a sonhar enquanto voce entoava aquela velha cançao de ninar.
Os meus olhos relutavam, fechando e abrindo resistindo como um pequeno barco em plena tempestade em alto mar.

Os meus ouvidos se alargavam procurando a doce melodia das tuas palavras, que pareciam bolhas de sabao flutuando pelo quarto.

Estava sonhando com um campo verde cheio de flores, todas emanavam o teu cheiro, corria em meio a elas e no seu com o azul das nuvens eu via formas de animais, de doces sorvetes gigantes, brinquedos de todas as cores.

Em meio a alegria eu senti a dor, sua voz ja tinha ido, eu agora estava adormecida,na paz do sono no repouso da alma, ainda tinha as flores ainda exalava o teu perfume por todo o campo,no meu mais profundo silencio procurei reproduzir a ultima estrofe daquela velha nina nana que eu nunca gostei.

Nem a voz nem a nina nana, nada voltaram, o paraiso permaneceu mudo com suas flores cores formas e perfumes, em um silencio preto diante de toda claridade.

Cansei de tentar fechar os olhos, os mesmos que a pouco relutavam para nao se fecharem, agora nao queriam repousar, nao me obedeciam quando eu os fechava e dizia; por favor por favor fiquem quietinhos, fechados, colados.

Todo esforço era inutil, eu tive que dormir e agora nao quero mais acordar, o silencio pode sempre existir mas seu perfume sempre estara aqui em meio as flores e formas.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Agente quer...

Quer por que quer, algo que imaginamos que seja bom ou no mínimo melhor do que o que possuímos.

Engraçada a nossa mente, ela nos proporciona sentimentos e sensações que parecem reais, são quase apalpáveis.

Nos confundimos, como quando ver um oásis em pleno deserto, o que temos fica pequeno sem graça, e quem sabe as vezes não nos apresenta o menos valor, ah se pudéssemos alcançar aquilo que vemos la bem alem do deserto seco que estamos, aquilo sim é bom valoroso .

Me lembro dos meus cabelos quando era pequena ,eram lisos que sequer parava as presilhas que minha mãe colocava, por esse motivo sempre fui uma fiel seguidora do corte chanel, la pelos meus 10 anos de idade a revolta foi total, odiava o tal cabelo liso que nada parava, era tao mais lindo os cabelos cacheados da minha prima,depois de varias repicadas na madeixas muito gel e muitas mas muitas lágrimas acompanhadas de uma repetição "meu cabelo é horrível" o tal liso virou bom nem enrolado fico ruim mesmo rs, não precisa dizer né que não depois de muito tempo virei amiga intima da chapinha.

Retornando no tempo também me recordo da minha adolescência da fase em que eu pesava nada mais e nada menos que 42 quilos, e traduzindo isso para uma adolescente podemos abreviar "magrela" ou seja reta que nem uma tábua, o que lógico me trazia alguns incômodos e que eu resolvia com truques copiados de amigas ainda mais magras( tipo usar uma calça tipo coton por baicho da calça jeans) assim como na historia do cabelo aqui também a alegria não durou muito, os tais quilos a mais hoje são motivos de lamento.

Uhm como seria bom ter apenas um idéia verdadeira de como sera aquilo que imaginamos ou almejamos assim sofreríamos menos, por que as vezes o que temos é o que realmente precisamos e queremos.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vivendo e aprendendo.

Minha mãe sempre me disse a confiança é como um espelho uma vez quebrado voce ate pode colar, mas a imagem que refletira sempre tera as marcas de remendo,ou como uma boneca de porcelana, perdera sua beleza, e carregara as marcas de um descuido.


Ok acidentes acontecem, no decorrer da vida, na formação de nossos caracteres, as vezes erramos, ou no impulso de um sentimento seja ele de alegria ou ira, nem sempre fazemos ou falamos o que realmente pensamos ou sentimos.


Sem contar que as vezes olhando ontem mesmo nos damos conta do quão imaturos fomos e ainda somos e quanto ha a prender.

Um passo de cada vez, sem nos cobrarmos a perfeição, mas sejamos racionais, um mínimo de consciência todos possuímos, sabemos o valor das coisas que a nos foran concedidas "incluo ai amigos, amores, sentimentos, deveres..."

Conversando com uma amiga chegamos ha uma conclusao, quando inventaram a desculpa deveriam ter inventado junto o limite a se usar, neste caso nao se aplica a regra do perdao que Cristo diz que devemos perdoar, porem ali mesmo na biblia encontramos que devemos "SUPORTAR" o nosso irmao em amor, ou seja eu te perdoa e te suporto mas voce pagara pelas escolhas que fez e colhera aquilo que plantou.

Lembro quando era pequena e amava ficar no ombro do meu pai no mar, eu morria de medo da agua(algo que ainda nao superei rs) mas eu confiava nele, via o quanto era grande e forte, e ele era meu pai, sempre me protegeria, eu cresci e pude ver que aquele homen forte tb tinhas suas falhas mas sempre foi e sera meu pai, nao muda meus sentimentos mas sim meu comportamento, nao posso esperar dele algo que ele nunca poderia me dar.

Esses dias comprando algo, a moça do caixa me perguntou se eu me lembrava quanto custava pq nao tinha o preço na etiqueta, saindo da loja fiquei pensando o quanto é bom voce poder olhar alguem perguntar quanto custa e saber que a pessoa te respodera o valos correto, e melhor ainda escutar a pergunta sabendo que voce é uma pessoa confiavel.

Um outro dia na praia, paramos pra comprar uma garrafa de agua enquanto o ro abria a geladeia e pegava a garrafa eu fui pagar, disse ao senhor que havia pego uma garrafa de agua lhe dei uma nota de 20 euros, ele me deu o recibo e o troco, eu conferi lógico" pq aqui estava uma onda de dar troco errado pra turista e como meu italiano é de turista rs "MELHOR NAO CONFIAR" é viu como contagia, conferindo eu percebi que ele me havia voltado o troco errado.
Uhm viu as pessoas erram, ele me deu dinheiro a mais, eu voltei e lhe disse o senhor cobrou 1 ao inves de 2.5 eu peguei uma garrafa grande, primeiro o homem ficou parado me olhando parecia que eu lhe havia contado uma mentira, depois sorriu e me disse obrigado eu nao vi que vc havia pego a grande, ainda inconformado o senhor disse é não é normal as pessoas voltarem para devolver o dinheiro, eu lhe sorri e lhe disse uma verdade " eu nao sou normal" kkkkk sou bem pior pra dizer a verdade...
Apenas lhe disse não faço para o Senhor o que não quero para mim.


Ah quanto o mundo ja caminharia bem seguindo este pensamento, mas è fácil pensarmos primeiro no nosso bem estar "prazer" e depois damos um jeito caso o outro se machuque ai entrara a desculpa, e ao outro sobrara o perdão, e nos esquecemos que acabamos de plantar algo e passe o tempo que passar iremos colher.


domingo, 6 de junho de 2010

Cheiro de praia.

Minha memória é bem limitada, ou talvez mau exercitada,enfim a fisionomia de alguém me recordo ja o nome ai ai ai, numero de telefone ai socorro so lembro do 911 de tanto ver em filme, e para ajudar os de doc como rg cpf foi so eu decorar pronto mudei pra Itália onde aqui nao que serve muito ter na memória tais numeros, ja o codice fiscale "cpf italiano" esse seria interessante decorar, mas pra ajudar ainda tem letras no meio e é enorrrrrme, ah sem contar em datas de aniversário,nesse quesito Deus teve piedade de mim e minh mae faz niver perto do natal sendo assim ja fica mais facil, ja o maridao e o de tive que decorar na marra, aproveitando ja o assunto peço desculpas a amigos e familiares dos quais eu amo, e sempre me esqueço do dia do aniversário.


Mas como todo ser humano nao sou so dotada de falhas tenho la minhas qualidades, no meu caso acho que nesse quesito as tais qualidades privilegiam somente a mim, mas compartilharei agora tornando se assim menos egoísta rs.


Minha memória é ativíssima com relação a sensações, um dia ao beber um copo de leite preparado pelo meu maridin eu senti o mesmo gosto do leite da mamadeira que minha mãe me preparava, ate o cheiro era igual, fiquei parada alguns segundos aproveitando a sensação, era como se pudesse voltar no tempo ou simplismente me recordar ao maximo aquele momento.


Outro dia quando a Emma " garotinha que eu cuido" estava mechendo no dente que estava pra cair ela me disse esta saindo sangue, ao ouvir a frase junto com a cena dela com o dedinho balançando aquele dente pra frente e pra tras, eu pude sentir o gosto do sangue na minha boca e me recordar do dia que eu estava sentada no sofa da casa da minha avo, fazendo o mesmo com meu dente, ok alguns poden ate sentir nojo, eu tb hj devo confessar pensar na ideia do sangue ali na boca, nao das melhores mas recordar o que eu sentia mechendo naquele dente é ao mesmo tempo estranho e bom.

Hoje ao colocar o patins no pé outro "flashbach" senti o cheiro do patins, o barulho da prisilha se feichando e por alguns segundos eu estava dentro daquela menina ruiva de 9 anos que eu era, sentada no chao apertando o patins com toda pressa pra sair correndo, na rua de casa nao dava pra andar pq é uma descida, ja a rua da vovo uhmmm aquela é um espetaculo, reta, lisa e sem muito movimento, so dava eu pra la e pra ca a tarde toda, e sempre escutando minha avo "cuidado menina" ela ficava aterrorizada, com a neta que saltava, corria e devo citar andava ate de costas, ufa hj enfiar o patins e ficar em pé ja esta de bom tamanho, estou voltando aos poucos um saltinho aqui outro ali, e bom ja aprendi a frear isso ja é um progresso, claro com capacete, joelheira e tuda mais afinal se esburrachar nessa idade ja nao da mais kkkkkkk.


Pesando na balança estou contente com minha memoria, ela pode nao funcionar em alguns momentos em que eu preciso" o pin do meu cartao do banco nunca lembro" ou seja toda vez que vou passar preciso olhar onde anotei, mas minha memoria me presenteia as vezes com momentos que valem por muitos pins nao recordados rs, me proporciona sensaçoes maravilhosas, é como reviver, com a consiencia do quanto foi bom.


La vita...




sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sempre assim.

Complicado essa coisa de hormônios, complicado essa coisa de envelhecer, primeiro os pelos vao aparecendo, oh alegria né eu ou era muito boba ou nao havia noção da peregrinação a vir, uma vez passada a gilete nas pernas Via ( tipo acabou foi embora em italiano,ops pode ser tb rua depende do contexto em que é usada) liberdade, mas o simples fato de passar a gilete nas pernas me transmitia a sensação de que eu seria adulta, coisas do tipo dirigir, fazer compras no mercado e depois guardar tudo no armário sozinha,sabe que ate fumar que hoje eu odeio so o cheiro ma passava essa sensação, quase como de liberdade de que as escolhas seriam minhas.


Ah mas ninguen avisa né que as responsabilidades tb que uma vez que a infeliz da gilete desliza sua perna sera um compromisso eterno, que dirigir o tal carro tem o custo do seguro, gasolina, manutençao e IPVA, e pq nos sonho a sacola do mercado nao pesa e abrir a carteira e pagar nao da desespero e preocupação, e bom se é pra lembrar pq o cigarro nao fede tanto nem vem nítida a ideia CÂNCER agregada a sua fumaça, fora pele feia hálito insuportável e td mais.


Ok se antes eu esperava ansiosa o futuro, hoje olho para o passado desiludida pq sei que nao posso voltar, ja o futuro me era alcançável digamos mais cedo ou mais tarde chegaria, ja aquela fase de brincar correr comer e dormir e bom tinha a tarefa da escola, mas nada comparada as lições da vida de hj ate pq ninguém cola uma estrelinha no meu caderno mais e sendo assim nao tem muita graça.


Conversando com uma amiga ansiosa por certas coisas na sua vida, me veio a ideia, tao facil se desesperar e se preparar para algo que vai vir, tao natural imaginar mil coisas, ter mil sentimentos e ja se preparar para mais mil ações, mas a realidade é uma so tudo passa.


Complicado é explicarmos para nossos hormonios coraçao e alma que trabalham em um time de ansiedade e angustia em uma velocidade que muitas vezes nossa cabeça nao acompanha se limita a deichar escorrer e nos leva nesse mar de sentimentos confusos.


Como sempre digo ao Tomy e a Emma, faça um belo respiro, ok se nao for suficiente faça dois ou tres mas um BELLO respiro, puchando todo o ar possível e o expirando devagar, e pense com toa racionalidade que lhe for possivel, pense na realidade nao no que vc quer pensar , pq nos somos capazes, muitas vezes possuimos os remedios de nossas doenças, pq Deus na sua infinita sabedoria nunca te deicha passar por uma prova sem vc ter feito varios exercicios, medite e fale com Ele, desde seu dedo inflamado e unha quebrada a talvez possibilidade de uma cirurgia divorcio enfim nao existe distinção de problema como nao existe de pecada mas sabe para vc colher o que plantou sim, sendo assim antes de tomarmos decisões baseadas nas ideias que vc tem pergunte a quem realmente sabe, ou simplesmente pense livre de toda ansiedade e responsabiliadade que seja tudo perfeito, Deus nos criou humanos e livres para nossas escolhas, entenda que se vc pegar a estrada para o mar chegara la nao poderia ser diverso se vc pegar a estrada para a montanha, nao culpe a quem esta perto ou pior a Deus por no fim da estrada nao ser bem o que vc queria, afinal a escolha é sua.


Tudo tem sempre dois lados, essa sempre foi minha filosofia, ao perder uma pessoa que amava e amo muito, passei por varios estagio, o da dor desesperadora, depois a necessidade de culpar ou ao menos me vingar de alguém e assim vai mas depois de apenas me machucar e mergulhar em um mar de lágrimas percebi que eu poderia raciocinar acima de tudo isso, fazer um profundo respiro, perguntar a Deus sobre minhas duvidas, e um dia caminhando na rua sozinha eu lhe perguntei :Por que ?


Depois compreendi pq foi fácil ouvir sua voz e aceitar suas palavras, pq eu o escutava e pq realmente estava disposta a entender, muitas vezes gritamos desesperados e sequer ouvimos as respostas ou simplesmente ainda que inconsciente so queremos mostrar o quão injusto é o mundo.


Pude enxergar o quão maravilhoso Deus foi comigo me proporcionando viver tanto tempo e tantas coisas ao lado de quem se foi, e sentir que so doia tanto por ser algo tao especial, para nao doer deveria nao ter valor e isso sem duvida eu nao queria, cada dia foi lindo e cada momento único, nao poderia ser diferente, ninguém quer ir embora de uma festa boa, mas a vida nao é feita so de festas, dai entra aquele nosso lado racional,vc levanta pega suas coisas despede de todos, e vai embora com uma pontinha de pocha queria mais, mas com a certeza que é assim que tem que ser.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Serve Coragen.

Eu resolvi sonhar, ainda que esteja de dia e meus olhos estejam abertos contemplando uma realidade totalmente diversa daquela que eu almejo em meus sonhos.
Ah vai não custa nada, alem do que o tempo passa.


Pensando bem o tempo poderia ser parte deste sonho, visto que estou no comando eu decido, e parada aqui diante da possibilidade de transitar por ele, sinto minha boca secar e um calafrio me percorre o corpo.


O que eu faria, a idéia de voltar alguns anos quem sabe tantos me faz rir, enche meu coração de alegria, me faz sentir cheiros que faz tanto tempo que não sinto, me lembra melodias, sabores ja esquecidos.


Sim seria bom, reviver a vida como em um teatro, primeiro um ensaio e agora é pra valer, pronto valendo, se eu volto teria a oportunidade, de abraçar quem tanto amo, de dizer tudo o que eu realmente penso, não as palavras que me voam boca a fora em um ímpeto de raiva, poderei levar a serio a mim mesma e as escolhas que fizer,poderei acertar, seria tudo diferente.


AH Um longo suspiro, posso sonhar, mas não com carrosséis e pirulitos gigantes, eu ja cresci, e isso me impurra a um abismo, de profunda dor em plena consciência, a realidade è alem ao voltar no tempo, é o simples fato de que cada dor cada escolha errada,cada perda, cada decepeçaofizeram de mim quem eu sou.


Hoje ao me sentar em uma mesa de um restaurante comer fartamente apos saciar minha fome é obvio devo pedir a conta, o garçon vem e minha direção, não posso olhar para ele e dizer : - Ta doido, que horror que absurdo muito caro.


A conta sempre vem,a cada dia estamos sentados nos fartando as vezes depois de meses ou anos nos deparamos com aquele sentimento de barriga cheia e carteira vazia e nos questionamos se valeu a pena.


Eu posso sonhar e posso viver, aquele amigo meu o tempo deicho como esta ele correra seu curso ainda que me pareça rápido, injusto ele caminhara, e no fim estaremos lado a lado e ainda que eu o pudesse parar apenas sorriria dizendo deiche ser como é e eu faço o melhor que posso hoje.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ainda acho que é para criança.


A discussão começou dentro de uma livraria que se chama " Il gatto con gli stivale" ( O gato de botas) bom pelo nome da livraria da pra imaginar que é voltada para o publico infantil.


E devo descrever como paraíso dos livros no mundo das crianças, com todos os temas texturas e cores, alguns até falam rs, o que mais me encanta e me conforta de morar longe da minha terra natal é a acessibilidade a esse mundo de literatura, primeiro pela imensa possibilidade de escolha e segundo e ainda melhor o preço, o fato de poder comprar um livro sem ter que abrir mao de outra coisa é bom demais.


Mas voltando a discussão, eu estava ali encantada girando como barata tonta e como tenho olhinhos na ponta dos dedos tocando tudo ( o que devo enfatizar que esse tocar a mercadoria aqui nao é nada bem visto) mas como a livraria è de uma amiga ai pode afinal ela mesmo que ficava olha esse olha aquele abrindo tudo e ate apertando os tais botões de alguns livros.
Girando e girando me deparei com um que foi um dos meus primeiros livros " O pequeno príncipe", e me recordei que minha mae me havia dito: - Você o deve ler agora, novamente aos 15 anos, e quem sabe la pelos 30 mais uma vez.


Nao me lembro exatamente o que pensei, mas me recordo que naquela época ler ainda nao era minha paixão, então no mínimo devo ter pensado: - Afe nao basta ler uma vez , afinal saberei ja a historia pq ler novamente?


Ainda nao conhecia o termo "Segundas intenções", menos ainda "Segundas interpretações" .

Segurei o livro e me recordei da frase de minha mae , e nao faz muito tempo que o li novamente, esta ultima vez em inglês e devo ter demorado o mesmo tempo da primeira( pois o li com o dicionário do lado).


Logo minha amiga se aproximou dizendo: -Bellissimo no?
Eu prontamente a respondi o meu preferido, e entramos no mundo"Le Petit Prince" lhe contei da minha experiência de leitura.


Ela riu e me disse que de fato eu era fa do principizinho, acrescentando que aquele livro nao era para criança.Eu sorri lhe respondendo que nas tres fazes da minha vida que havia lido me identifiquei igualmente e nao houve diferença de ler aos 8 anos de idade e aos 20.


Ah nunca contrarie a qualquer coisa que diz um italiano, hoje entendo pq eles eram simpaticos quando eu cheguei, como nao entendia a lingua apenas sorria e concordava balançando a cabeça pq nao entendia nada, ja hoje eu tenho as palavras e sendo assim nao poderia deichar de expor meus argumentos.


Ai Ai Ai foram uns 20 mints de debate acho que no fim tanto ela quanto eu saimos satisfeitas, eu a compreendi, sua explicação era que o livro era cheio de metáforas se tornando incompreensível para crianças.


Sempre tive um lema a respeito das crianças nunca as subestime, e um outro pensamento com relação aos adultos, temos a pretensão de pensarmos que sabemos tudo ou pior que somos capazes de compreender afinal somos "Adultos".

Se o argumento dela era o tal desenho do elefante e depois a historia da caixa para guardar a ovelha, o meu foi mais simples ainda, lhe respondi com uma pergunta, se havia lido "chapeuzinho vermelho" lógico quem nao leu.


Sorrindo lhe disse agora vou te contar a minha historia da chapeuzinho que tenho certeza que essa vc nao ouviu,sabe a tal garotinha è vc sou eu, rindo balançando as esperanças e cantando em meio a vida, quando chega no ponto esperado encontra algo bem diferente daquilo que esperava, e começam as duvidas uhmmm pq assim tao rude, pq assim triste, difícil?


E quase quase é presa por toda essa confusão, mas sempre tem alguém com uma espingarda pronto a atirar eu creio em Deus e na possibilidade que Ele tb manda caçadores para nos ajudar sejam amigos, familiares ou ate mesmo estranhos que passam po nossas vidas nos exatos 5 mints que precisamos,e como num piscar de olhos, nossos sonhos se realizam o podemos ver e tocar exatamente aquilo que estávamos buscando, e tudo nao passou de um grande susto,mas ja passou pois voltamos a cantarolar e saltar em meio a vida, afinal estamos protegidas por nosso capuz que eu o identifico como Espírito Santo.


Ela ficou me olhando, e no mínimo pensou uhm por isso ela faz parte do grupo de clown é pancada rs, mas por fim somente me disse: -Che forte che sei.


Penso que nenhuma criança a interpretaria assim pq eles simplesmente nao precisam decifrar nada , ja nos adultos passamos por tanta coisa que aprendemos a decifrar cada minimo detalhe na expectativa de nao sofrer mais.


Tudo depende de como vc olha, do quanto sua mente esta aberta o suficiente para ler alem das letras, para ouvir o que as palavras tentam esconder,e somente o seu coração sera capaz de entender que nem sempre um grito é sinal de agressão que ainda que pareça loucura muitas vezes é um simples pedido de ajuda.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vale a pena consultar.

Eu sempre me empolgo com o titulo ou a capa do livro e depois no decorrer das paginas vai junto minhas expectativas, fui aprendendo a ler a contra capa ver uma reportagem que falasse sobre o livro.


Bom pelo menos antigamente era assim, dava ate pra ficar trocando figurinha sobre o ultimo livro do momento ou aquele que leu a anos e ainda se recorda de detalhes( devo relembrar meu primeiro romance"lido" nao me recordo o nome do autor um defeito meu de fabrica mas me recordo o titulo do livro e devo confessar o motivo pelo qual o li, minha professora disse que na época em que foi escrito o mesmo foi proibido pela censura ai ja viu né corri na biblioteca, mas de obsceno mesmo o tal livro nao tinha nada, bom nos padrões de hj que ca pra nos esta bem mas bem desequilibrado o livro è menos que agua com açúcar, eu o amei ops ia me esquecendo " A dama das camélias" me recordo da historia dos detalhes e quase quase posso sentir o perfume da personagem que eu idealizei e o imaginava).


Mas os tempos sao outros nada de ficar lendo contra capa ou esperar a lista dos Best Sellers, basta vc dar um clic e uma consultadinha no google livros, sua abrangência é enorme com titulos de Classicos ate revistas internacionais, e o melhor é grátis.

Se vc tem uma conta no gooogle vc pode criar uma pasta com seus preferidos, com o que esta lendo e ate com o que esta planejando ler, vale a pena consultar:http://books.google.com.br/books


Espero que gostem e ate .