quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ainda acho que é para criança.


A discussão começou dentro de uma livraria que se chama " Il gatto con gli stivale" ( O gato de botas) bom pelo nome da livraria da pra imaginar que é voltada para o publico infantil.


E devo descrever como paraíso dos livros no mundo das crianças, com todos os temas texturas e cores, alguns até falam rs, o que mais me encanta e me conforta de morar longe da minha terra natal é a acessibilidade a esse mundo de literatura, primeiro pela imensa possibilidade de escolha e segundo e ainda melhor o preço, o fato de poder comprar um livro sem ter que abrir mao de outra coisa é bom demais.


Mas voltando a discussão, eu estava ali encantada girando como barata tonta e como tenho olhinhos na ponta dos dedos tocando tudo ( o que devo enfatizar que esse tocar a mercadoria aqui nao é nada bem visto) mas como a livraria è de uma amiga ai pode afinal ela mesmo que ficava olha esse olha aquele abrindo tudo e ate apertando os tais botões de alguns livros.
Girando e girando me deparei com um que foi um dos meus primeiros livros " O pequeno príncipe", e me recordei que minha mae me havia dito: - Você o deve ler agora, novamente aos 15 anos, e quem sabe la pelos 30 mais uma vez.


Nao me lembro exatamente o que pensei, mas me recordo que naquela época ler ainda nao era minha paixão, então no mínimo devo ter pensado: - Afe nao basta ler uma vez , afinal saberei ja a historia pq ler novamente?


Ainda nao conhecia o termo "Segundas intenções", menos ainda "Segundas interpretações" .

Segurei o livro e me recordei da frase de minha mae , e nao faz muito tempo que o li novamente, esta ultima vez em inglês e devo ter demorado o mesmo tempo da primeira( pois o li com o dicionário do lado).


Logo minha amiga se aproximou dizendo: -Bellissimo no?
Eu prontamente a respondi o meu preferido, e entramos no mundo"Le Petit Prince" lhe contei da minha experiência de leitura.


Ela riu e me disse que de fato eu era fa do principizinho, acrescentando que aquele livro nao era para criança.Eu sorri lhe respondendo que nas tres fazes da minha vida que havia lido me identifiquei igualmente e nao houve diferença de ler aos 8 anos de idade e aos 20.


Ah nunca contrarie a qualquer coisa que diz um italiano, hoje entendo pq eles eram simpaticos quando eu cheguei, como nao entendia a lingua apenas sorria e concordava balançando a cabeça pq nao entendia nada, ja hoje eu tenho as palavras e sendo assim nao poderia deichar de expor meus argumentos.


Ai Ai Ai foram uns 20 mints de debate acho que no fim tanto ela quanto eu saimos satisfeitas, eu a compreendi, sua explicação era que o livro era cheio de metáforas se tornando incompreensível para crianças.


Sempre tive um lema a respeito das crianças nunca as subestime, e um outro pensamento com relação aos adultos, temos a pretensão de pensarmos que sabemos tudo ou pior que somos capazes de compreender afinal somos "Adultos".

Se o argumento dela era o tal desenho do elefante e depois a historia da caixa para guardar a ovelha, o meu foi mais simples ainda, lhe respondi com uma pergunta, se havia lido "chapeuzinho vermelho" lógico quem nao leu.


Sorrindo lhe disse agora vou te contar a minha historia da chapeuzinho que tenho certeza que essa vc nao ouviu,sabe a tal garotinha è vc sou eu, rindo balançando as esperanças e cantando em meio a vida, quando chega no ponto esperado encontra algo bem diferente daquilo que esperava, e começam as duvidas uhmmm pq assim tao rude, pq assim triste, difícil?


E quase quase é presa por toda essa confusão, mas sempre tem alguém com uma espingarda pronto a atirar eu creio em Deus e na possibilidade que Ele tb manda caçadores para nos ajudar sejam amigos, familiares ou ate mesmo estranhos que passam po nossas vidas nos exatos 5 mints que precisamos,e como num piscar de olhos, nossos sonhos se realizam o podemos ver e tocar exatamente aquilo que estávamos buscando, e tudo nao passou de um grande susto,mas ja passou pois voltamos a cantarolar e saltar em meio a vida, afinal estamos protegidas por nosso capuz que eu o identifico como Espírito Santo.


Ela ficou me olhando, e no mínimo pensou uhm por isso ela faz parte do grupo de clown é pancada rs, mas por fim somente me disse: -Che forte che sei.


Penso que nenhuma criança a interpretaria assim pq eles simplesmente nao precisam decifrar nada , ja nos adultos passamos por tanta coisa que aprendemos a decifrar cada minimo detalhe na expectativa de nao sofrer mais.


Tudo depende de como vc olha, do quanto sua mente esta aberta o suficiente para ler alem das letras, para ouvir o que as palavras tentam esconder,e somente o seu coração sera capaz de entender que nem sempre um grito é sinal de agressão que ainda que pareça loucura muitas vezes é um simples pedido de ajuda.

Nenhum comentário: